Notícias
O ACORDO CIELO E WHATSAPP É MANTIDO APÓS MEDIDA DO CADE
O acordo Cielo e WhatsApp, amplamente discutido nos últimos meses e com data de lançamento para junho deste ano, consistia em permitir que milhões de pessoas pudessem utilizar o WhatsApp para transferir dinheiro de forma tão fácil quanto enviar uma simples mensagem de texto.
Ao criar uma solução para pagamentos que prezasse pela conveniência, o WhatsApp recorreu a empresas já estabelecidas no Brasil para a parceria – como a Visa e a Mastercard. Porém, ao longo da fase de adaptação, o Banco Central do Brasil alegou não haver um pedido formal de autorização para os pagamentos.
ACORDO CIELO E WHATSAPP: O QUE ELE PODE REPRESENTAR PARA O MERCADO ATUAL
Ao firmarem uma parceria em que a Cielo atuaria como a processadora de pagamentos feitos via WhatsApp, a ideia principal do acordo é, justamente, oferecer um canal alternativo e mais simplificado para as transações de pagamentos.
No entanto, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) – órgão que tem como principal objetivo fiscalizar, prevenir e orientar sobre assuntos relacionados ao abuso de poder, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública – suspendeu por completo o serviço de pagamentos realizados por meio do WhatsApp.
A alegação do Cade era de que havia uma larga preocupação com tópicos específicos como: a concorrência suscitada pelo novo serviço e a questão da privacidade dos dados informados em cada transação. No entanto, o próprio Cade acabou revertendo a medida cautelar que impedia o acordo.
O Banco Central permitiu que fosse realizados testes do WhatsApp Pay, mas que esses testes não envolvam usuários reais. A maior preocupação do BC é com a segurança e competitividade desse sistema.
OS BENEFÍCIOS FINANCEIROS OFERECIDOS POR ESSE TIPO DE PARCERIA: FACILIDADES E NOVOS INCENTIVOS
Ao buscar fazer o uso de uma regulamentação segura e adequada da política de pagamentos via internet, o acordo Cielo e WhatsApp aponta para uma série de benefícios para a economia atual. Confira alguns deles na lista abaixo:
- o dispositivo fora pensado para incentivar pequenas empresas a entrarem e competirem de igual para igual no mercado, seja qual for o segmento desejado, já que elas podem iniciar os seus serviços sem possuir algumas licenças – algo que pode ser conquistado de acordo com o seu desenvolvimento;
- a parceria entre empresas utiliza-se de regras específicas já existentes para os serviços de pagamentos vigente no país, garantindo assim, a total segurança e integridade das transações;
- o contrato entre as empresas não deve envolver a exclusividade, e isso é um ponto altamente positivo, já que torna possível assegurar a total liberdade de outros adquirentes para esse novo arranjo e, finalmente,
- a suspensão da decisão do Cade foi igualmente acompanhada pelo apoio de empresas que chegaram a firmar uma parceria com o novo serviço de pagamento e que, consequentemente, defendem o não oferecimento de riscos à concorrência, já que os pagamentos podem ser facilmente executados por outras marcas de maquininhas, preservando, assim, uma atuação econômica completamente autônoma e independente.
CONECTE A SUA EMPRESA AO MUNDO DA MANEIRA CERTA COM A AGÊNCIA GV8
A Agência GV8 é uma empresa especialista em Marketing Digital e que trabalha com o desenvolvimento de conteúdos e sites para empresas de pequeno, médio e grande porte em todo o território nacional.
Todas as mudanças que podem impactar no desenvolvimento do e-commerce são acompanhadas por nossos especialistas para que possamos indicar e/ou implementar novas mudanças como estratégias para auxiliar no melhor desempenho de vendas de nossos clientes.
Nossos serviços visam oferecer o apoio necessário a empresas e empreendedores que precisam gerar novos negócios e alavancar as vendas.
Quer saber como melhorar o desempenho de seu e-commerce? Converse com um de nossos especialista clicando aqui.
Leia também