Notícias
CATEGORIA E-GROCERY DO E-COMMERCE IMPULSIONA VENDAS
Durante a pandemia do novo coronavírus, ao redor mundo foram registrados dados que apontam para o grande crescimento das compras online, em especial a categoria e-grocery do e-commerce, que se refere à venda de alimentos e bebidas via lojas virtuais e aplicativos.
Motivações para o crescimento do e-grocery
Não é difícil entender o porquê desse crescimento, que, aliás, ultrapassou a marca dos 230%: em virtude da necessidade de se isolar e do receio de sair às ruas, muitas pessoas passaram a dar preferência às compras online e, assim, manter-se na segurança de suas casas.
Outro motivador para o crescimento da venda de alimentos e bebidas pela internet foi a mudança no comportamento do consumidor, também incentivada pela entrada da geração Y no mercado, pois as “crianças que cresceram com a internet” agora se tornaram adultos que produzem e compram.
Por fim, o surgimento e fortalecimento dos aplicativos de entrega, como Rappi, Ifood, UberEat, tornaram o serviço de delivery mais abundante, acessível e rápido, o que tornou as compras pela rede muito práticas, seguras e confiáveis.
Leia também:
- O que fazer para driblar os efeitos do covid-19 em meu negócio?
- E-commerce Estadunidense é espelho de fenômeno mundial.
Os desafios do comércio de alimentos e bebidas online
Tudo na vida tem seu lado positivo e negativo, o mesmo pode ser dito sobre a venda de alimentos e bebidas pela internet, especialmente quando se olha do ponto de vista de quem está do lado de dentro do balcão, ou seja, do varejista que deseja ingressar no e-commerce.
Ao atender esse público, os profissionais da Agência GV8, especializada em marketing digital, identificaram os seguintes desafios:
- Necessidade de modernização
Para oferecer os produtos de seu supermercado ou mercearia pela internet é preciso dispor das ferramentas para fazer isso, como um site ou aplicativo que apresente todos os produtos de forma clara e profissional, canais de contato, pagamento online, textos explicativos, etc.
Por isso, para vender no mundo digital é preciso estar nele, uma conclusão que a primeira vista pode parecer óbvia, porém nem sempre os varejistas dedicam a ela toda atenção devida. Assim, vale reforçar: modernizar-se é uma necessidade urgente;
Leia também: Humanização do e-commerce – o fator humano faz diferença
- Treinamento de pessoal
Ao vender os produtos do supermercado pela internet é preciso entender que muitas das ações antes realizadas pelos clientes, como separação de produtos, embalo e transporte, agora ficarão nas mãos dos funcionários, por isso, é necessário treiná-los continuamente; Lembre-se de dar atenção também ao atendimento do cliente.
Leia também : Atendimento Via chat – diferencial no relacionamento com o cliente.
- Logística
A entrega dos alimentos e bebidas deve ser feita com cuidado, o mesmo vale para sua separação e armazenamento, especialmente quando se trata de alimentos perecíveis, congelados e frescos, que deverão chegar aos clientes em perfeito estado de conservação.
Leia também: Logística em e-commerce
As estimativas para a categoria e-grocery do e-commerce
Se ao ler sobre os desafios apresentados pela categoria e-grocery do e-commerce você se perguntou “mas e as vantagens”, saiba que elas são inúmeras e, não por acaso, cada vez mais mercados de todos os portes estão migrando ou se expandindo para o mundo digital:
- Os números que apontam para o crescimento do e-commerce de alimentos e bebidas são promissores, pois se as vendas triplicaram durante a pandemia, a estimativa é que elas ultrapassem os 500% nos próximos anos;
- Uma das grandes vantagens é que para as redes menores de mercados, bem como mercearias e os chamados “mercados de bairro” a implementação do e-grocery é mais fácil do que para as grandes redes, o que possibilita a expansão de pequenos negócios;
- O aumento das vendas é uma consequência direta e rapidamente sentida pelos varejistas, pois com o e-commerce é possível expandir não apenas os horários de funcionamento do seu negócio, mas também seu alcance geográfico;
- Ofertas e campanhas de marketing para impulsionar a venda de produtos que estão parados no estoque são ainda mais efetivas quando feitas pela internet, afinal, os clientes podem pesquisa-las em abas diferentes e comprar com mais rapidez.
O que se pode tirar de tudo isso é que não dá mais para ignorar o mundo digital e seu grande potencial de vendas, lucros e crescimento, por isso, não fique para trás e conte com os profissionais da GV8 para marcar presença na internet e alavancar seu varejo.
Entre em contato conosco clicando aqui e conheça as soluções sob medida para o crescimento de seu e-commerce.
Leia também